Biografia

Parceiros e Patrocinadores: Mooer, Bombags, Hell Yeah Music Company, ESP, ENGL, Earsound.

O FireWing é um Universo Musical conceituado em histórias mitológicas e culturais do povo Armênio. Caio Kehyayan, guitarrista e fundador desse universo, une forças com grandes músicos espalhados pelo mundo afora que enriquecem a grandiosidade de sua obra.

Depois de sua passagem pela Berklee College of Music, onde se formou em Produção e Engenharia Musical, e de tocar nos principais festivais europeus com a lendária banda de Technical Death Metal, Vital Remains, Caio voltou para casa inspirado para contar a história de seus ancestrais em uma jornada épica e história envolvente. No aclamado “Resurrection”, álbum de estreia de Firewing, e um dos melhores trabalhos de Heavy Metal mundial de 2021, ele mostra toda sua capacidade criativa e linguagem única, sendo reconhecido pelos leitores da aclamada revista latino-americana Roadie Crew, como um dos melhores guitarristas brasileiros.

Cada intérprete FireWing – em seus respectivos instrumentos – traz sua essência única para compor a musicalidade deste incrível Universo Musical do gênero Symphonic Prog Metal.

O vocalista Jota Fortinho, também frontman da banda Capella e da prestigiada banda eslovaca Signum Regis, uniu forças com Caio Kehyayan, interpretando de forma única cada personagem das canções que integram o universo FireWing. Sua extensão, vibratos e diversas articulações vocais, aprimoradas ao longo de mais de 25 anos de música, se unem ao virtuosismo das guitarras e às mais diversas camadas que provocam uma imersão aos sentimentos envolvidos nesta belas composições.

O FireWing conta ainda com a participação especial em suas composições e arranjos do baterista americano Chris Dovas – baterista de estúdio e performer de turnês internacionais que tocou na lendária banda Testament em 2022; e também, o baixista americano Peter de Reyna – Proprietário da empresa De Reyna Artist Management e Studio & Live Bassist – ambos membros oficiais do Seven Spires, banda americana de metal melódico cujos álbuns foram produzidos pelo renomado produtor Sascha Paeth.

Caio, Chris e Peter estudaram juntos na Berklee College of Music, dando assim solidez aos primeiros registros desse universo musical. O resultado de toda essa jornada é uma experiência de alto nível e conexão entre música, literatura e imagem, que resultou no seu primeiro disco, Resurrection.

Uma nova jornada se inicia no Universo Musical da Firewing!

Em 2023, Caio Kehyayan anunciou o novo vocalista da FireWing, Jota Fortinho, fazendo o relançamento da música “Time Machine” em todas as plataformas digitais, contando com um vídeo Playthrough no canal da gravadora alemã, Massacre Records. Jota é conhecido pelo seu trabalho com a banda Signum Regis e também com sua banda, Capella.

A proposta do grupo nesta nova fase é unir o conceito da história em seu universo cinemático com suas composições musicais. A FireWing une sonoridades, ritmos, fatos históricos e mitológicos de diferentes culturas para contextualizar o enredo e criar uma experiência musical que trará uma nova cor para seu symphonic prog metal.

Caio comenta: “Compor as canções da FireWing é uma jornada em busca de se eternizar na terra e deixar um legado da história do povo Armênio nesse plano.”

“Time Machine” – Um Novo Ciclo Se Inicia

O relançamento da aclamada música “Time Machine” conta com ilustres arranjos de voz, interpretados por Jota Fortinho, o mais novo vocalista da FireWing.

“Time Machine” traz novas sonoridades, as quais fazem o ouvinte ter uma incrível experiência e uma imersão no conceito da música, por meio de sua letra. O sentimento da perda de um amor, relatado na canção, é visceral.

“Cantar uma música que originalmente foi cantada por outro cantor é sempre um desafio. Porque ao mesmo tempo em que você deve achar o equilíbrio para respeitar o tema original, precisa achar o seu espaço e colocar um pouco de você. Essa música, assim como tantas outras da FireWing, tem uma carga emocional muito forte, então, meu desafio aqui foi criar algo que enfatizasse os mais diversos sentimentos e dinâmicas dessa canção incrível”, comentou Jota.

A letra trata do despertar de Vahagn, receptáculo dos poderes ancestrais de Ember, que movido pela angústia de perder o amor da sua vida em um ritual sombrio realizado por Vishap, busca transmutar sua alma por meio da meditação para acessar o portal do passado e reencontrar e reconstruir sua antiga realidade. Para isso, Vahagn precisa provar que sua alma é digna de se vincular à Ember. Entretanto, mesmo conseguindo encontrar sua amada no plano espiritual, os dois percebem que não haverá uma chance de reverter a realidade, e assim precisam seguir um propósito maior, e seu vínculo de amor eterno é tudo que resta. No fim, Vahagn precisa ser valente tal qual seu pai, Tigranes, e continuar o seu destino como eterno guerreiro.

“A Time Machine é uma música divisora de águas na minha carreira como compositor e produtor musical! A produção dessa música abriu uma nova gama de possibilidades de como explorar o Universo Conceitual que é a FireWing. O futuro próximo trará uma imersão ainda maior. Nos próximos capítulos, as aventuras do nosso protagonista Vahagn serão eternizadas nas novas composições!” – destaca Caio Kehyayan”

Produção por Caio Kehyayan
Mix & Master por Jack Kosto
Artes por Junki Sakuraba
Produção do vídeo por Jota Fortinho
Letra por Caio Kehyayan
Conceito e criação do mundo por Caio Kehyayan


TOP